Blog do Constantino Neto - Polêmico mas verdadeiro! Blog do Constantino Neto Zé Doca Maranhão

A crise entre Flávio Dino e Carlos Brandão se agrava com o pedido de cassação de Othelino Neto.

 

A tensão política entre o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e o ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, atingiu um novo ponto neste fim de semana. O ex-deputado estadual Zé Inácio (PT), aliado de Brandão, apresentou um requerimento de cassação contra o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade), marido da senadora Ana Paula Lobato (PSB), que ocupa a vaga deixada por Dino no Senado.

No documento, Zé Inácio acusa Othelino Neto de utilizar o seu mandato e gabinete como uma espécie de “controle externo do Poder Executivo”. A denúncia se refere a uma série de ações judiciais movidas pelo (Solidariedade), partido de Othelino, contra atos de Brandão e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Iracema Vale (PSB). Entre as acusações, Inácio afirma que o parlamentar tentou comprar votos durante a eleição da mesa diretora da ALEMA, realizada em novembro deste ano.

Ações no STF intensificam conflitos

Othelino Neto tem articulado juridicamente contra o governo Brandão e o Legislativo estadual. Recentemente, ações do (Solidariedade) levaram à suspensão, pelo ministro Flávio Dino, do processo de escolha de um novo membro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Outra decisão, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, determinou a suspensão de nomeações de parentes do governador por suspeita de nepotismo.

Para Zé Inácio, as ações judiciais movidas pelo (Solidariedade) configuram uma ingerência indevida nos poderes Executivo, Legislativo e no TCE. “O que há de mais grave nas atuações do Representado no STF é requerer interferências com fundamentos vazios de juridicidade”, argumenta o ex-parlamentar.

Denúncias de compra de votos

No pedido de cassação, Zé Inácio cita ainda supostas tentativas de Othelino Neto de aliciar deputados estaduais durante as eleições legislativas de novembro. Segundo o ex-deputado, Othelino teria oferecido uma decisão judicial favorável à deputada Iracema Vale e a quitação de uma dívida à deputada Ana do Gás (PCdoB). No entanto, a denúncia não detalha como essas ofertas teriam sido feitas.

“A compra de votos caracteriza quebra de decoro parlamentar, uma prática que compromete a legitimidade das instituições”, afirma Zé Inácio, que embasou a sua acusação em relatos de parlamentares.

Afastamento entre Dino e Brandão

As divergências entre Flávio Dino e Carlos Brandão têm se intensificado ao longo de 2024, marcando um rompimento político entre o governador e o seu antecessor. Um dos episódios mais simbólicos dessa ruptura foi o casamento de Flávio Dino, para o qual Brandão não foi convidado.

Enquanto os desdobramentos da crise política seguem em pauta, a relação entre os dois líderes e os seus aliados permanece tensa, com reflexos significativos no cenário político do Maranhão.

 

Fonte: Redação